martedì 19 gennaio 2010

2 Lados de uma mesma moeda

Estou aqui em Milão e o frio intenso continua, bem como a minha giornata!!

Uma das coisas que gosto aqui na Itália, de uma maneira geral, é o tratamento recebido na maioria dos restaurantes e cafés da região, todos muito caseiros. Um exemplo: Ao sair do estabelecimento, todos fazem questão de te saudar, até mesmo o cozinheiro que estava preparando seu almoço na cozinha.

Ontém, em um restaurante na região central de Milao, notei que estava tocando um cd do Adriano Celentano, para quem não sabe, um dos meus cantores prediletos italianos. Pronto, foi o motivo para eu fazer amizade com o dono e sua respectiva esposa; me rendeu um convite a isentar o almoço, o qual recusei e um outro para participar de uma festa de aniversário do filho deles. Simpático o casal. Forse ci andrò!

Ja imaginou pedir uma coca sem gelo, em pleno calor do Rio de Janeiro? Pois é, aqui, no inverno, essa proeza ocorre. A temperatura externa faz questão de se encarregar da função do extinto gelo.

Fui oficializar o meu codice fiscale (cpf italiano) na agenzie delle entrate. Ao chegar lá, logo notei que o lugar estava lotado. O senhor me atendeu de uma forma muito veloz e solicitou os documentos necessários. Mostrei o passaporte, o homem deu uma rápida folheada e me sentenciou: "Você não tem visto! Não posso te entregar o codice fiscale". Estranhei muito esse momento, afinal não é necessario visto em um passaporte europeu. Falei que deveria haver algum engano. Mas o homem se manteve firme em sua decisão. Então, rolou uma mini-confusão (un casino). Veio o supervisor e disse: "Ma che cosa stai facendo??? Lui è italiano, daglielo!" (mas o que está fazendo? Ele é italiano, Dê-lhe o codigo fiscal!). Então o rapaz bem envergonhado se desculpou e disse que não tinha visto que o passaporte era italiano. Pô, se ele não viu isso, o que ele faz ali??? dorme?? Và vene!

Bom, papel cumprido aqui em Milão, devo voltar de passagem ainda. Amanhã, to alugando um carro e partindo pra Suíça! A presto!

0 commenti:

Sito creato e mantenuto da Bruno Gargaglione
Tutti i diritti riservati.

Lanterna Filmes - Produção de Vídeos Profissionais